Adanisco Perper E Packaging Ltda EPP

terça-feira, 1 de maio de 2012

Consumo de sorvetes cresce bastante entre setembro e março


Adanisco Paper & Packaging Ltda
55.11.4165.2031

Verão, férias e sorvetes! Uma combinação que supera as expectativas do mercado das sobremesas geladas. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), são produzidos, por ano, cerca de 900 milhões de litros de sorvetes de massa, picolés e sorvete “soft”. Ainda segundo a associação, é neste período de calor e durante o verão, especificamente entre os meses de setembro e março, que o consumo supera 70% do total da produção.

A ABIS mostra-se otimista quanto às perspectivas para os próximos dez anos em termos de crescimento do mercado: investimentos para expansão das atuais empresas brasileiras e na importação de maquinário movimentam a produção anual.

Por conta da chegada do calor e da grande produção no período, consumo representa 70% da produção

                                           
Dados da associação mostram como o setor se comporta. Hoje, os picolés representam 20% da produção, aproximadamente 182 milhões de litros dos 900 milhões produzidos anualmente, o que significa cerca de 2,5 bilhões de unidades/ano. O sorvete soft também obteve um crescimento significativo: atualmente existem 10 mil máquinas que produzem este tipo de sorvete, o que significa 8% do mercado, com um total de 72 milhões de litros. Já os sorvetes de massa são responsáveis por um volume estimado de 653 milhões de litros.

O brasileiro consome em média 4,7 litros anuais, o que, comparado a países como Dinamarca e Finlândia, representa um terço do consumo per capita. Num ranking comparativo entre os maiores produtores de sorvetes do mundo, o Brasil encontra-se no décimo lugar dentre os 13 países de maior demanda. Na escala produtiva, os EUA encontram-se na primeira posição. Para desmistificar o fato de que consumir sorvete em meses de inverno traz malefícios à saúde e movimentar ainda mais o mercado, a ABIS tem trabalhado na conscientização popular de que o sorvete pode ser, além de uma guloseima, um alimento nutritivo.

“É um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais em uma nutrição balanceada”, diz Eduardo Weisberg, presidente da ABIS. Segundo ele, os números atuais apontam para uma entrada definitiva do produto no rol de alimentos lácteos, já que ele pode fornecer cerca de 135/100g de cálcio, que representa de 8 a 16% da dose diária recomendada.

A Adanisco Paper & Packaging Ltda, uma das maiores empresas de transformação do Brasil, formou uma grande parceria, em 2012 Com  Banco Bradesco para Compras de máquinas para fabricação de copos e potes de papel cartão para Sorvetes e derivados , para desenvolver embalagens em papel cartão  inovadoras para as linhas de sorvete e frutas e derivados de leites, Produzidas em papel cartão , as embalagens foram desenvolvidas para substituir os potes de plásticos  de varias Fabricas de Sorvetes por todo Brasil, ampliando assim a participação do papel no setor alimentício por todo Brasil.