Adanisco Perper E Packaging Ltda EPP

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FSC entenda o que é e quais são as vantagens

Adanisco Paper & Packaging Ltda
11 4165 2031
www.adanisco.com.br

FSC entenda o que é
e quais são as vantagens

A Secretária Executiva da organização explica todo o processo



www.adanisco.com.br
O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. O FSC tem sede em Bonn, na Alemanha, e está presente em mais de 70 países.

As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996, porém a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 através do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. Hoje, o escritório do FSC Brasil localiza-se em São Paulo. Fabíola Zerbini, secretária executiva do FSC Brasil, explica as vantagens da certificação
Por que é interessante obter esta certificação?
O conceito da certificação florestal surgiu em resposta à preocupação em relação às florestas mundiais e consiste na valorização de produtos originados do


manejo responsável das florestas. O selo FSC é, assim, um a ferramenta de controle da produção florestal, que tem por objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra. Em suma, ele oferece um link confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos florestais, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões em prol das pessoas e do ambiente, entre outras vantagens listadas em nosso site.


São oito etapas para obtenção do certificado, em média isso demora quanto tempo?
São duas modalidades de certificação, manejo florestal e cadeia de custódia, e cada um tem um passo a passo e tempo próprio. Outros fatores como tamanho da operação florestal ou empresa, localização, bioma e etc também influenciam, podendo a certificação variar de dias a um mês. Para a certificação de manejo florestal, o passo a passo da certificação é: Contato inicial - a operação florestal entra em contato com a certificadora. Avaliação - Consiste em uma análise geral do manejo, da documentação e das operações de campo, com o objetivo de apontar não conformidades em relação às normas FSC. Nesta fase, devem ser realizadas consultas públicas.

Adequação - Após a avaliação, a operação florestal deve adequar-se às normas FSC. Certificação da operação - a operação florestal passa por uma auditoria e então recebe a certificação da certificadora. Nessa etapa, a certificadora deve elaborar e disponibilizar um resumo público para stakeholders. Monitoramento anual - Após a certificação, é realizado pelo menos um monitoramento da operação a cada ano. Já para Cadeia de Custódia, cujo objetivo é atestar a rastreabilidade da matéria-prima que sai da floresta (ou seja, os produtos que levam o selo de cadeia de custódia foram de fato produzidos a partir de matérias-primas florestais certificadas pela modalidade "manejo florestal"), apesar de as etapas serem as mesmas, os prazos são bem menores, pois a quantidade e qualidade de documentos e processos a serem c=verificados são bem menores.
Qualquer empresa pode tentar/ter o FSC?
O sistema de certificação FSC provê normas de garantia da marca e serviços de acreditação para empresas, organizações e comunidades interessadas no manejo florestal responsável. Ou seja, qualquer empreendimento ligado a operações de manejo florestal e/ou produtos florestais pode ser certificado, na modalidade de certificação cabível.
Tem custo este processo?
Sim, mas varia de certificadora para certificadora, da modalidade e tamanho da operação florestal ou organização que quer se certificar. Atualmente são 15 certificadoras que podem atuar no Brasil, sendo que a maioria delas pode ser conhecida no site: www.fsc.org.br
Em sua opinião o consumidor final esta atento em quais embalagens contem este certificado?
Acreditamos que sim, mas a certificação FSC é mais uma decisão da empresa responsável do que do consumidor final. Sabemos que o critério ambiental é cada vez mais decisivo no setor de embalagens, e a escolha por fontes responsáveis é parte inerente do processo. Neste sentido, as empresas de embalagens que tem como fonte primária recursos florestais, devem atentar para a origem e a qualidade ambiental da matéria prima de seu produto, tendo na certificação FSC uma garantia real, e já amplamente conhecida pelo público consumidor, de que critérios tanto sociais quanto ambientais estão sendo respeitados.
No Brasil, quantas empresas de embalagens possuem o FSC?
Não temos ao certo o número de empresas de emabalagens que possuem o selo, mas importantes representantes do setor de emabalagens cartonada e longa vida tem compromissos públicos com o FSC, como a empresa Klabin e a Tetra Pak. Sabemos que muitas outras são certificadas na modalidade cadeia de custódia, ou compram de fontes certificadas, sendo esta uma tendência cada vez mais sólida.

 www.adanisco.com.br

Fonte: Revista Embalagem & Tecnologia
www.embalagemetecnologia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.envasespuros.com.br